quarta-feira, 23 de maio de 2012



Autora e coordenadora do projeto: JUSSARA SALES DE MORAIS
  A professora Jussara Sales de Morais é formada em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal de Ouro Preto, Pós Graduada em ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO, pela Universidade Cândido Mendes, é CABELEIREIRA formada pelo CEPEP e DEPILADORA forma pelo SENAC. Na Escola Municipal “Laura Queiroz”, é responsável pelas aulas de Educação de Valores.
  O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, nos vimos diante de um grande desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.
  O presente trabalho se propõe, dentro de uma perspectiva de atendimento individualizado, desenvolver atividades práticas dentro do salão de beleza montado na escola, visando ensinar a lavar os cabelos e penteá-los, prevenir e extinguir os piolhos, cortar e limpar as unhas, lavar as roupas, escovar os dentes, conter odor nos pés e axilas e demais cuidados higiênicos, promovendo a formação de hábitos e atitudes saudáveis no cotidiano da escola e da comunidade em que vivem, os quais são necessários para uma vida saudável.

1ª reunião com os voluntários.
__________________________________________________________________________________

  A princípio, uma vez por semana, os alunos serão atendidos individualmente ou em pequenos grupos, de acordo necessidade individual.


1º dia da Oficina da Beleza:  Houve lavagem e arrumação dos cabelos; extinção de piolhos; limpeza e corte das unhas.

     Xampu Anti-piolho ______Essa atividade está sendo realizada com as turmas das séries iniciais do ensino fundamental e consiste em confeccionar um xampu caseiro contra esses indesejáveis parasitas.

 Os piolhos são parasitas que se hospedam nos seres humanos de duas maneiras: no couro cabeludo e no corpo. O piolho que parasita o couro cabeludo é conhecido cientificamente como Pediculus capitis. Este tipo de piolho produz irritações no couro cabeludo devido as reações de suas picadas, uma vez que, estas provocam uma dermatite causada pela reação à saliva desse parasita tão incômodo.Essa irritação, leva o hospedeiro a coçar a cabeça intensamente, provocando pequenas lesões no couro cabeludo, estas, podem facilitar o acesso de germes e bactérias dentro da corrente sanguínea, uma vez que, a cabeça é ricamente  vascularizada.

 

 

Receita para eliminar piolho


Lave o cabelo da criança com xampu ou loção própria, indico deltametrina , receitada pelo pediatra. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!

- Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

- Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.








Nenhum comentário: